SIGNIFICADO DA CARTA O diabo
A carta o Diabo é a décima quinta carta (XV) do Tarot. Está, por isso, associada ao nº 15. O nº 15 representa o princípio do fim. Preconiza a viragem para o mundo exterior no qual as qualidades espirituais degeneram. O quinze é o nº 6 num novo estado, com a experiência do caminho. Sendo 3×5 está mais ligado ao mundo material e ao plano humano, do que o seis. Este Arcano corresponde à letra hebraica Ayin que se traduz como «olho» e esotericamente significa o «olho que tudo vê». O sentido da visão é aquele que nos permite ver o mundo material, o mundo físico da matéria e por isso está associado à ilusão ou “maya”. Representa o 26º caminho Cabalístico: Hod – Tiphareth, caminho da Consciência Renovadora. Neste caminho, reorganizamos a nossa perspectiva e obtemos uma visão renovada do mundo.
Ao nível da Astrologia está ligado a Saturno, com Marte exaltado. Este Arcano simboliza o mais elevado e o mais baixo ao mesmo tempo. Representa os condicionamentos e a conseguinte libertação. Está ligado ao conjunto de crenças e condicionamentos que fazem com que não sejamos o que verdadeiramente somos. Ao nível do zodíaco está associado ao signo de Capricórnio. Representa os instintos, a energia criativa no seu aspecto mais material.
Em relação ao Amor, esta carta relaciona-se com a paixão, o desejo sexual, mentiras, prisão afectiva, triângulos amorosos capazes de acordar o que de mais primitivo existe dentro de nós.
Em relação ao Trabalho esta carta pode indicar muitas escolhas e dinheiro fácil. Tendência à corrupção e a negócios desonestos. Pode anunciar golpes financeiros e abismos relacionados com a vida pessoal.
Em relação à Saúde chama à atenção a problemas com vícios, drogas e álcool. Problemas com a garganta e distúrbios psicológicos.
Palavras chave: dependência – condicionamento – vícios – magia- mentiras- traições- materialismo- luxúria- corrupção – ganância – instintos.