SIGNIFICADO DA CARTA A Sacerdotisa
A Sacerdotisa é a segunda carta do Tarot. Está por isso associada ao nº 2 que representa a dualidade, a ambivalência inerente a todas as coisas, a polaridade. A Sacerdotisa corresponde à letra hebraica Guimel (o camelo) e representa o 13º caminho Cabalístico: Tiphareth – Kether.
Ao nível da Astrologia, a Lua associa-se à carta da sacerdotisa, simbolizando a infância, as coisas ocultas, o inconsciente e a ilusão. A Sacerdotisa encarna o Principio do Feminino Universal, a receptividade e a mente em calma. O Yin receptivo e conservador do Universo. É o oposto complementar do Mago. A sua atenção está direccionada para o mundo interior, está ligada com o íntimo, com o conhecimento do coração. Isto faz com que tenha acesso a toda a sabedoria. O conhecimento não é racional, analítico ou dedutivo mas sim, intuitivo e instintivo.
A sacerdotisa lembra-nos que atraímos o que precisamos para crescer. Se lutamos com o que atraímos porque não se ajusta às nossas expectativas mentais, perdemos a oportunidade de evoluir. Uma vez que percebemos o que as circunstâncias querem mostrar-nos, mudamos e atraímos situações diferentes. No seu aspecto positivo, a Sacerdotisa personifica a expressão da paciência, da compreensão, da bondade e da capacidade em utilizar o poder das forças inconscientes para ajudar os outros. Extremamente intuitiva, a Sacerdotisa tem dons ocultos e capacidade para a cura.
Em relação ao Amor, esta carta indica uma conexão profunda entre o casal e que ambos têm lições para aprender na relação.
Em relação ao Trabalho, a Sacerdotisa representa uma pessoa inteligente, que pode ser professora ou alguém ligado a terapias, trabalhando para o bem dos outros, ajudando ou orientando.
Em relação à Saúde, esta carta pode indicar problemas em desenvolvimento oculto. O ponto fraco são os órgãos sexuais.
Palavras chave: originalidade, dom da palavra, iniciativa, habilidade, sucesso, co-criação, criatividade, empreendedorismo, dinamização, auto confiança, vitória, domínio e confiança.