SIGNIFICADO DA CARTA a morte
A carta a Morte é a décima terceira carta (XIII) do Tarot. Está, por isso, associada ao nº 13. O 13 inicia um novo ciclo de espácio-temporal de 12. (o ano tem doze meses). 13=1+3=4: a unidade cristalizada (1) abre mão da sua própria integridade e ao expandir-se (3) sai de si e cria uma nova realidade (4) A carta da Morte corresponde à letra hebraica Nun que se traduz como «peixe», «perpetuidade» ou «caminho crescente». Representa o 24º caminho Cabalístico: Netzach – Tiphareth.
Ao nível da Astrologia está associado ao signo de Escorpião, governado pelo planeta Plutão, o transformador e por Marte. Este Arcano simboliza o Princípio Universal da Transformação, que exige a morte do velho, do que perdeu a sua capacidade de pulsar no ritmo cósmico e que só por meio da destruição voltará a ser energicamente vivo.
No mundo humano, a morte representa uma profunda transformação. Sem o processo de morte o movimento cessava, a matéria cristalizava-se, a evolução e o crescimento extinguiam-se. Morte e renascimento são os processos vitais na evolução de tudo o que tem vida.
Em relação ao Amor, indica muitas vezes, o fim de um relacionamento. Final de uma fase, despedida do companheiro. Transformações radicais, difíceis de ultrapassar. Mudanças profundas no relacionamento afectivo.
Em relação ao Trabalho esta carta pode indicar grandes transformações no local de trabalho. Mudança de emprego. Fim de um ciclo profissional. Pode também receber um negócio por herança.
Em relação à Saúde, atenção a problemas de pele e ossos. Deve mudar de tratamento ou cortar com qualquer coisa que lhe está a fazer mal. Alteração de hábitos ou estilo de vida.
Palavras chave: Mudança – Transformação radical – Libertação dolorosa – Uma nova vida – Perda – Dor – Progresso espiritual – Fim necessário – Abandono de velhos hábitos ou atitudes – Renascimento.