SIGNIFICADO DA CARTA a lua
A carta a Lua é a décima oitava carta (XVIII) do Tarot. Está, por isso, associada ao nº 18. O nº 18 representa duas vezes o 9 e, por redução, outra vez o nº 9, que é o número da escuridão, do inacessível, do céu além do abismo. Este Arcano corresponde à letra hebraica Koph que se traduz como «a parte posterior da cabeça». Representa o 29º caminho Cabalístico: Malkuth – Netzach, caminho da Consciência Física. Neste caminho, o iniciado toma consciência do seu corpo físico como um instrumento fundamental para a sua evolução.
Ao nível da Astrologia está ligado à Lua em Escorpião (conhecimento das profundezas obscuras da alma) e ao Sol na oitava casa (descida ao submundo). Ao nível do zodíaco, pertence ao signo de Peixes, signo de água. A Lua representa o Lado Escuro do Universo. É o oposto complementar do Sol. A luz e a sombra aparecem ao mesmo tempo, coexistem.
No plano humano representa os aspectos mais escuros do inconsciente, a sombra que atrai e espanta o consciente. Refere-se ao passado ao qual estamos presos, especialmente à infância. Está intimamente ligada ao inconsciente ou subconsciente, às premonições, intuição, desejos ocultos e sonhos.
Em relação ao Amor, esta carta indica medos e ilusões. A pessoa não mostra aquilo que sente. Fantasias amorosas, sonhos impossíveis, amores ocultos, anseios insatisfeitos e ciúmes. A relação está a passar por uma fase sombria.
Em relação ao Trabalho a Lua favorece as profissões ligadas à mediunidade e ao inconsciente: terapeuta, místico, ocultista, psicólogo.
Em relação à Saúde indica problemas ocultos. A mente é o ponto fraco deste arcano. Fobias, medos, ansiedade e confusão mental são doenças associadas a ele.
Palavras chave: Intuição – Mediunidade – Sonhos – Ilusões – Ciúmes – Oculto – Segredos – Inconsciente – Medo – Sombra – Revelações – infância – premonições – subconsciente – misticismo – ocultismo – psicologia