SIGNIFICADO DA CARTA o eremita
A carta o Eremita é a nona carta (IX) do Tarot. Está, por isso, associada ao nº 9 que simboliza a manifestação do três (nº do Espírito) nos três planos cabalísticos da existência: espiritual, psíquico e biológico. Em muitas tradições (asteca, maia, budista e taoísta) existem nove céus. Faz referência às coisas absolutas, plenas. A nossa numeração decimal está baseada no nove, que é o zero num ciclo superior de numeração, assim como o dez (10=1+0=1) é o Um num novo ciclo. É o número da inspiração, das artes clássicas e das relações harmoniosas, pois nove são as musas que na mitologia grega representam o total do conhecimento humano. A carta do Eremita corresponde à letra hebraica Yod que se traduz como «mão» . Representa o 20º caminho Cabalístico: Tiphareth – Chesed.
Ao nível da Astrologia está associado a Virgem, regido pelo planeta Mercúrio (Analítico e metódico) e a Saturno que regula o Tempo, o “aprender a esperar”. Este Arcano representa o Princípio da Introspecção, do ir para dentro.
Em termos humanos é a auto análise. O Eremita é aquele que acima de tudo procura conhecer-se, distanciando-se do barulho mundano, do supérfluo, inconsciente e fútil. Não existe compreensão sem experiência e o eremita compreende isto mesmo. O Eremita é o do investigador de si próprio. Vive no mundo, mas a sua atenção está fundamentalmente voltada para dentro. Muitas vezes o Eremita mostra a necessidade de curar uma ferida interior através do isolamento e da paz de modo a encarar a vida com mais equilíbrio e racionalidade.
Em relação ao Amor, o Eremita representa um retiro, um esfriamento no relacionamento ou falta de comunicação entre o casal. Este arcano convida a reflectir antes de agir.
Em relação ao Trabalho está relacionado com estudos e investigação.
Em relação à Saúde, os joelhos e as dores nas cotas criam muitas restrições. Os ossos, coluna em especial e os dentes são pontos fracos que requerem atenção.
Palavras chave: afastamento, experiência, contemplação, solidão, aconselhamento interior, prudência, maturidade, estudos, investigações, paciência, silêncio, jejum, demora, tempo, meditação, introspecção.