Tarot
Tarot"
Adivinhação, previsão, considerações sobre passado, presente e futuro. Estes são alguns dos termos directamente ligados ao Tarot.
Não é certa a sua origem, há quem diga que surgiu no séc. XV em Itália, e que só mais tarde ganhou a sua força em França. No entanto, há pesquisas que indicam que os Egípcios já usavam o Tarot, tal como os Romanos. Há outras tantas teorias que indicam que a etnia Cigana trouxe o Tarot até à Europa, propagando a sua leitura em famílias nobres ricas.
Certo, é que o Tarot é uma arte de adivinhação já muito antiga e fascinante. As 78 cartas, divididas em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores, trazem uma magia e encanto em suas ilustrações. O baralho mais conhecido é o Tarot de Marselha.
Cada carta tem a sua interpretação, e cada interpretação varia conforme a pessoa e a situação que passou ou irá passar. Assim, de acordo com a vivência particular da pessoa, cada carta poderá estar associada a mitos e arquétipos específicos.
Arcanos Menores
- Dividem-se em quatro naipes, cada um deles com 14 cartas, sendo que as dez cartas numeradas de 1 a 10 simbolizam questões de menor importância do dia-a-dia, sejam elas emocionais, comportamentais, etc.
- O naipe de Paus representa seus projectos, o de Copas suas emoções, Espadas representam suas acções e Ouros representa o dinheiro.
- As 4 cartas restantes, as cartas da corte (Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete), representam as pessoas e relacionamentos presentes em sua vida, o modo como você lida com eles e, consequentemente, os nossos defeitos, qualidades e o modo como nos relacionamos com o mundo.
I – O Mago – Habilidade
II – A Papisa – Estabilidade, Estudo, Mistério
III – A Imperatriz – Realização
IV – O Imperador – Concretização, Rigidez
V – O Papa – Sabedoria
VI – Os Enamorados – Escolha
VII – O Carro – Sucesso
VIII – A Justiça – Haverá justiça na sua vida
IX – O Eremita – Introspecção, Isolamento, Solidão
X – Roda da Fortuna – Sorte em movimento
XI – Força – Domínio das situações
XII – O Enforcado – Sacrifício
XIII – A Morte – Renovação
XIV – A Temperança – Equilíbrio
XV – O Diabo – Energias negativas
XVI – A Torre – Colapso, Convicções erradas
XVII – A Estrela – Protecção, Luz
XVIII – A Lua – Falsas ilusões
XIX – O Sol – Glória, Sucesso, Triunfo
XX – O Julgamento – Novo ciclo de vida
XXI – O Mundo – Fertilidade
0 – O Louco – Excentricidade